#4 - Santo Antônio de Lisboa
se lá não for o lugar na ilha que eu mais visitei, tá bem perto. mas acho que é lá sim. depois tem chances de ser a Fortaleza de São José. spoiler: hoje tem pôr do sol 🌅
opa! 🙋🏻♂️ tudo belezinha por aí?
olha só como a vida as vezes é mesmo uma ironia, né? escrevi isso aqui no meu grupo comigo mesmo (que conto qual é o nome no final da edição), no WhatsApp, ontem:
“hoje é quarta-feira! isso significa que desde a primeira edição, essa é a segunda vez que o texto chega até você no dia combinado na primeira edição (que, por sinal, é a única outra edição que saiu na quarta). disse isso porque, como acho que você já percebeu, a edição é semanal, à partir dessa. vai chegar na sua caixa de entrada toda semana - mas quando? descubra. seu aplicativo vai te avisar (e eu, se você me segue no Instagram, também).”
e como hoje é quinta-feira, isso significa que estou abrindo a edição que fala sobre uma das vias gastronômicas mais cobiçadas da ilha da magia assim pra deixar combinado, então, que é isso, certo? na prática, já: semanalmente na sua caixa de entrada. nesta semana, no caso, foi hoje. 🫱🏼🫲🏼
quer que eu peça o Uber ou você pede aí? é só colocar “Santo Antônio de Lisboa” que já vai aparecer. vamos lá? 🌅
quando eu vim a primeira vez pra cá, em 2019, fiquei 2 dias hospedado no centro da cidade e outros 5 na Lagoa da Conceição.
no final do segundo dia do centro, que era um sábado, o Lucas e o Fabian me buscaram lá na Antônio Dib Mussi (do lado da Unisul), pra darmos uma volta pela norte da ilha: saímos do centro e fomos rumo à SC-401, para passar por Santo Antônio de Lisboa, Ingleses, Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição - onde, depois desse rolê, era meu destino final.
inevitavelmente o bairro faz você paralisar uns 3 minutos vendo tudo aquilo diante dos seus olhos. e por mais que já sentindo os efeitos da desenfreada especulação imobiliária que faz a capital ter o segundo aluguel mais caro do Brasil, Santo Antônio ainda é um recinto encantado.
mas acho que dali de Santo Antônio é legal começar do começo: a primeira vez que eu fui lá, em 2019, eu não tinha nenhuma tatuagem, por exemplo:
dito isso, como nesse dia a gente fez realmente um tour pelo norte da ilha (eu fui conhecer o sul depois, quando já estava na Lagoa), eu não vi o pôr do sol naquele dia. fui ver oficialmente no dia 21 de maio de 2022, quando vim pra ilha pela segunda vez. naquele dia, fui com o Vedovato, o Gideon e o Guilherme passar a tarde lá, pois além de estar um céu ABSURDO de limpo e azul (a primeira foto da igreja também foi nesse dia), o pôr do sol prometia ser um absurdo. e foi:
ou seja: pra quem mora aqui (e pra quem não também, pois a fama já é algo conhecido dos turistas também), Santo Antônio é onde o sol se põe mais bonito. já foi eleito, diga-se de passagem, como o mais bonito do Brasil. então a primeira dica é essa: tarde com céu limpo? pôr do sol em Santo Antônio.
lá também é uma via gastronômica. particularmente? a melhor.
literalmente com as cadeiras na areia, a orla principal de Santo Antônio te oferece uma série de possibilidades: tem comida de boteco, bar de ostra, marisqueira… tem pra escolher. eu tenho meu favorito de lá: o Lisboa 48. restaurante que está lá, e também em outra via gastronômica: a de Coqueiros (também vou falar do continente por aqui, fica tranquilo).
caipirinha de vinho, um pastel de berbigão e um de camarão. quando eu vou sozinho, é isso que costumo pedir (e recomendo). com mais gente (e olha que já fui MESMO com muita gente lá), eu gosto de pedir a sequência de ostras: são 12, duas de cada sabor = 6 sabores. gratinada, com pesto, ao bafo com siciliano, é incrível.
tem também o Café da Praça - que fica numa galeriazinha onde também tem a Amoratto, outra sorveteria que recomendo. sorvete de Bala Dalva de lá é INEXPLICÁVEL. e se você não sabe o que é Bala Dalva, conto na próxima edição.
nessa cafeteria que falei, tem uma versão de um bolo que eu sou enfurecidamente apaixonado: lá, peço a versão normal, mas ela se parece MUITO com a versão Amendoim Zero Grau, uma torta de sorvete que vende na Chuvisco, uma confeitaria que fica na Beiramar que eu sou também gosto muito. muito bom falar de comida, né?
lá você experimenta de tudo - inclusive o May. é um restaurante tailandês que faz esse abacaxi com camarão da segunda foto. o prato chama Khao Pad Goong Groob. e é uma das coisas mais sensacionais que eu já comi 😂 sem mentira. e de sobremesa, tem uma que chama Mango Stick Rice. com um vinho branco eu não consigo nem te explicar.
claro que o forte é, obviamente, a comida típica ilhéu: ostra, marisco, lula, peixes e frutos do mar. churrasco você come na sua casa, lá você faça-me o favor de comer marisco. se manque.
lá também tem uma feirinha, além de brechós e rendeiras, passando por artesanatos, que são a razão viva da história estar ali.
na Cônego Serpa (a rua onde fica a igreja, Associação Recreativa Cultural Esportiva Avante, que uma vez por mês recebe um brechó com altas peças incríveis. eu e meus pais já compramos altas blusinhas por lá 😂
no bairro, tudo é meio por ali. você desce na igreja, e andando 8 ruas transversais, conhece um dos melhores lugares da antiga Nossa Senhora do Desterro.
aqui em casa, por sinal, e tenho um ladrilho cerâmico com uma arte pintada: é a visão da Cônego Serpa em sentido a igreja. é um dos objetos de decoração que eu mais amo por aqui:
Santo Antônio de Lisboa tem meu coração. eu me mudei pra cá em setembro de 2022, e no dia 1º de janeiro de 2023, eu fui pra lá. o Phelipe estava aqui me visitando, fomos de tarde pra lá. com os votos de ano novo, voltamos pra casa depois de ver a vida acontecendo, e a pesca - força motriz da região (e da ilha) - diante da gente. tarrafa a tarrafa.
é pra lá que eu costumo ir quando eu penso pra onde posso ir e não sei onde. ❤️🔥
meu grupo se chama Eu mesma, Andrea Mello. bom, eu sou um exímio fã da Britney (modéstia à parte), e ter um grupo comigo mesmo com a maior cover (“eu não sou sósia, eu sou cover”). mas falando do lado certo da história, vale muito ouvir esse episódio onde ela conta, por ela mesma, toda a história da ida dela ao SBT.
até semana que vem! prometo que não vou esquecer de falar o que é Bala Dalva. 👋🏻